fbpx

Moto de Madeira Movida a Energia Solar É Projetada Por Jovem Ganês

De acordo com o criador, a moto de madeira movida a energia solar é composta por peças reutilizadas

A nossa criatividade, muitas vezes, nos leva a lugares que imaginamos ser impossíveis de chegar. É o que aconteceu com o jovem morador de Gana ao criar uma moto de madeira movida a energia solar utilizando somente lenha e peças antigas de bicicleta.

O engenheiro iniciante Samuel Aboagye já era conhecido internacionalmente, após viralizar na internet ao construir uma caixa de som bluetooth com um galão de plástico, além de máquinas de lavar e um drone. E todas as criações têm sempre algo em comum: o uso de materiais reutilizados.

Características da Moto de Madeira Movida a Energia Solar

Mobilidade, noticias Gana

De acordo com o jovem ganês, a moto de madeira movida a energia solar não foi sua primeira opção de veículo. No lugar desta, ele pensou em construir um carro. Porém, como não havia tinha muitos recursos financeiros, optou por um meio de transporte menor.

Então, com a ajuda financeira de sua escola, Samuel construiu a scooter elétrica. Para isso, ele utilizou madeira — que seria usada como lenha — e peças de uma bicicleta velha que não funcionava mais.

“Na minha casa tem muita madeira. Os vizinhos pegam para usá-las como lenha nas fogueiras. Um dia desses, eu percebi que aquela lenha poderia ser usada com outro propósito”, explica o jovem, em entrevista ao influencer e ativista Efo Selasi.

Mobilidade, noticias Gana
Mobilidade, noticias Gana
Mobilidade, noticias Gana

Inicialmente, a energia do veículo viria de 20 baterias de telefone provenientes de todo o lugar que encontrasse. Mas, optou por trocar por uma bateria retirada da máquina de costura de sua mãe. Para que a moto tivesse mais alcance, Samuel adicionou o painel solar na parte de trás e afirma é possível andar na scooter por uma semana inteira antes de precisar recarregar novamente.

“Eu escolhi energia solar com a intenção de reduzir as emissões de carbono no meio ambiente porque elas causam muitas doenças”, conta Samuel

Mobilidade, noticias Gana
Mobilidade, noticias Gana
Mobilidade, noticias Gana

A scooter de Samuel não é impressionante visualmente. É feito de forma muito grosseira, a ponto de se assemelhar a uma caixa com rodas minúsculas, avançando em um ritmo um pouco mais rápido do que uma caminhada rápida. Lembre-se, porém, que esta scooter foi construída sem uma furadeira: Samuel usou uma faca para cortar, perfurar e moldar a coisa.

Além disso, a moto de madeira movida a energia solar contém um alto-falante Bluetooth e um rádio. Segundo o adolescente, o equipamento pode se conectar a mais de 100 estações da região. Ou você pode reproduzir música diretamente do seu telefone.

Repercussão da Moto de Madeira Movida a Energia Solar

Samuel Aboagye criador da moto de madeira movida a energia solar

Quem ajudou o jovem no processo de construção da moto de madeira movida a energia solar foi o seu professor de Ciências, David Sam Haigan. Este foi o responsável por orientá-lo na colocação da energia limpa na motocicleta.

Os frutos da inovadora invenção, felizmente vieram. A criação de Samuel foi vista pela primeira vez no trânsito e, assim que o vídeo foi postado nas redes sociais, se tornou viral. Sua história foi então divulgada pela mídia local e depois por Efo Selasi, que destaca jovens empreendedores, criativos e talentos em toda a África em seu canal no Youtube.

Para Samuel, criar a moto de madeira movida a energia solar (dentre outros objetos inovadores) é somente consequência dos ensinamentos de seu finado pai. “Antes de morrer ele me disse para dar o meu melhor em tudo que eu fizesse e não ligasse para o que as pessoas falariam, pois, iria me tornar uma boa pessoa”, relembra.

Mobilidade, noticias Gana
Mobilidade, noticias Gana

Já para Selasi, o jovem criador da moto de madeira movida a energia solar tem o que é preciso para se tornar um grande empreendedor, com o apoio e o respaldo certos. Vamos torcer para isso acontecer, não é mesmo?

Usinas de Energia Solar Atraem R$ 4 bilhões em Investimentos no Tocantins

Kits de Eletrificação Serão Fornecidos Pela General Motors

Bicicleta Elétrica: Como Funciona, Vantagens e Desvantagens (2022)