fbpx

Novo Painel Solar Pode Gerar Energia Durante a Noite

Engenheiros da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, descobriram como gerar energia durante a noite.

Como o ar é mais fresco ao amanhecer, a diferença de temperatura – não o sol – pode ser utilizada para gerar eletricidade utilizando uma célula fotovoltaica.

Dito de forma simples, a energia solar é produzida quando a luz solar é absorvida por um painel solar relativamente fresco. As células solares do painel, sendo frequentemente feitas de camadas de material semicondutor – geralmente silício – e contêm milhares a milhões de pequenos componentes elétricos, convertem a luz solar em eletricidade.

Energia Solar, noticias

Como funcionam os painéis solares que geram energia durante a noite?

O painel solar criado em Stanford é diferente. Ele incorpora um dispositivo que lhe permite extrair eletricidade da diferença de temperatura entre a célula fotovoltaica do painel e o ar. Isto significa que o painel pode gerar eletricidade mesmo quando não há luz solar, tornando-o uma fonte de energia mais confiável e consistente. Além disso, o painel é mais fino e mais eficiente que os painéis solares atuais, o que significa que ele pode ser usado em uma variedade maior de aplicações. 

Embora estes painéis geram apenas um pouco de energia durante a noite, são suficientes para carregar um telefone celular ou uma luz LED. Os engenheiros concluiram que os painéis solares podem ser extremamente valiosos em regiões remotas, fornecendo uma fonte de energia renovável a longo prazo fora da distribuição normal.

painél solar energia durante a noite

A capacidade dos painéis para capturar a energia do sol e convertê-la em eletricidade tem várias vantagens. Uma delas é que eliminam a necessidade de baterias em locais fora da rede, que têm elevadas despesas de fabricação.

A configuração do painel, segundo a equipe de pesquisadores, ainda pode ser melhorada para gerar mais energia e com isso tornar o produto comercial viável.

Referências para estudo

O artigo “Nighttime electric power generation at a density of 50 mW/m2 via radiative cooling of a photovoltaic cell”, foi publicado na revista “Applied Physics Letters” no dia 5 de abril de 2022, acompanhado de um material complementar que pode ser obtido clicando aqui

A revista PV Magazine publicou um resumo do artigo original no dia 6 de abril e a revista Electronic Design publicou o artigo “Hybrid PV+TEG Device Yields Day/Night Solar Harvesting”, datado de 21 de  abril, que  explica o assunto de forma mais completa, também com base no trabalho original.

As pessoas também perguntam

E possível gerar energia solar à noite?

energia solar fotovoltaica não funciona à noite, porém existem duas soluções para isso: utilizar um banco de baterias que armazena a energia para ser usada quando não há geração ou ter o sistema conectado à rede distribuidora, que fornece energia à noite.

Quantas horas de sol para gerar energia solar?

Geralmente a maior irradiação solar acontece entre as 10h e as 15h. Um mesmo sistema pode produzir uma quantidade menor ou maior de energia dependendo do local da instalação. Não existe solução pronta.

Novo Campus da Google Tem Painéis Solares em Formato de Escama

Cooler Ecológico é Criado Para Substituir Caixa de Isopor

Japoneses Criam Scooter Elétrica Com Espaço Para Pets