fbpx

Pavegen: Conheça O Piso Que Transforma Passos Em Energia Limpa

Tecnologia utiliza pisos que transformam a energia de uma simples caminhada em energia elétrica.

Uma empresa britânica chamada Pavegen criou, em 2009, um piso que transforma uma simples caminhada em energia elétrica. Tudo começou com a ideia do CEO e fundador da Pavegen, Laurence Kemball-Cook, de aproveitar o movimento das pessoas para gerar energia limpa

Energia, noticias

Como funcionam os pisos Pavegen?

Após testar mais de 350 protótipos de pisos, ele chegou a versão atual: plataformas triangulares que contêm geradores individuais e se encaixam formando um piso que transforma energia cinética em energia elétrica.

As plataformas têm um pequeno gerador em cada um dos seus três cantos. Quando alguém pisa em um ladrilho, as pequenas rodas destes geradores são acionadas e giram em alta velocidade, gerando energia que é enviada e armazenada em uma bateria.

Energia, noticias

As pessoas andam sobre o piso e cada passo produz entre 2 e 5 joules de energia. Esta quantidade de energia, isoladamente, é muito baixa, já que uma lâmpada normal consome cerca de 60 joules por segundo.

Usos do piso Pavegen

Segundo os fabricantes, os pisos da Pavegen podem abastecer escritórios, shopping centers, bairros iluminados, jogos esportivos ou festivais de música.

Em um festival de música, centenas de pessoas dançam e circulam pela área do evento o tempo todo. Em estações de trem, shopping centers, aeroportos e outros locais de grande circulação, o número de pessoas – e de passos dados – também é enorme.  

A energia gerada por este movimento pode ajudar a manter as luzes do palco, telas de LED com informações, equipamentos de som ou iluminação.

pisos pavegen

Os pisos Pavegen já foram instalados em diversos locais da Inglaterra, como o Aeroporto Internacional de Heathrow, universidades e ruas de grande circulação. As instalações também foram realizadas em outros países da Europa, Ásia, América do Norte, América Central e América do Sul.

As plataformas podem ser usadas para ações de educação ambiental,  campanhas de ativação e marca, no desenvolvimento de cidades inteligentes e mais sustentáveis, e em locais de grande circulação, como estações de transporte público, espaços turísticos e eventos culturais.

Novo Campus da Google Tem Painéis Solares em Formato de Escama

Cooler Ecológico é Criado Para Substituir Caixa de Isopor

Japoneses Criam Scooter Elétrica Com Espaço Para Pets