O segmento de carros elétricos deverá ser o grande destaque do setor de automotivos nos próximos anos. Foi pensando nisso que o futuro da Renault foi decidido com o próximo lançamento do Kwid E-Tech Electric, o carro elétrico mais barato do país.
O novo veículo, na verdade, é uma versão elétrica do Kwid modelo convencional. O CEO da marca, Luca de Meo, confirmou na última semana que o carro virá, de início, importado da China.
Características do Carro Elétrico Mais Barato do Brasil
Além da mudança para uma versão elétrica, o Kwid virá com algumas novidades em suas características. Na área dianteira, o seu design seguirá a reestilização do Kwid convencional: para-choque reformulado, faróis bipartidos e luzes em led (incluindo as lanternas traseiras).
Ele também contará com porta-malas com capacidade para até 300 litros e um porta-objetos, para até 23 litros. Ao todo, o veículo mede 3,73 metros de comprimento.
Haverão mudanças pontuais em seu interior: através de um botão giratório, o motorista terá acesso (e controle) do painel de instrumentos digital com acionamento das marchas (sendo que os recursos são indisponíveis no modelo nacional). Os bancos do carro elétrico serão revestidos com novo material, além de detalhes na cor azul no console central, costuras dos bancos e acabamentos das portas.
EM relação a parte elétrica, o motor terá 44cv dos 70cv do modelo convencional movido a etanol. Seu toque terá 12,75 mkgf a 4250 rpm, com potencia a ser reduzida a 31cv no modo econômico. Sua bateria de íons de lítio tem uma capacidade líquida de 27,4 kWh que garantem 120000 km), com 186kg.
A Renault promete uma autonomia para o carro elétrico de 230 km em ciclo misto WLTP e 305 km em ciclo urbano, porém, com uma velocidade máxima de 105 km/h. Para carregar a bateria com capacidade de 27,4 kWh em 80%, o motorista precisa de 30 minutos em um carregador de 50 kW.
Carro Elétrico Mais Barato do Mundo
Comprando uma briga forte com a Tesla, a joint venture chinesa Saic-GM em parceria com a General Motors criou o carro elétrico Wulling NanoEV, que custa o equivalente a R$17.000 (ou 3100 doláres), prometendo ser o carro mais barato do mundo.
O carrinho tem 2,50 m de comprimento, 1,60 m de entre-eixos, 1,52 m de largura e 1,61 m de altura. É tão pequeno quanto o Baojun, mas é mais fraco. Em vez de 39 cv e 11 kgfm, tem 33 cv e 8,5 kgfm. A bateria tem a mesma capacidade, 28 kWh, e garante autonomia de 305 km no ciclo NEDC, que costuma ser otimista. Com 860 kg, sua velocidade máxima é de 100 km/h.