fbpx

Primeiro Sistema de Armazenamento de Energia Será Implantado no Brasil

Consorcio implantará em Registro (SP) primeiro sistema de armazenamento de energia com baterias de até 30MW de potência

Em conjunto com a ISA CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), um consórcio formado pelas empresas TS Infraestrutura e You.On Energia implantará o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala do país.

De acordo com o comunicado do consórcio, o investimento de 146 milhões projeto foi aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) no ano anterior e a previsão para a entrega será no segundo semestre de 2022.

Como Será o Primeiro Sistema de Armazenamento de Energia do Brasil?

Energia, noticias Brasil

O primeiro sistema de armazenamento de energia do Brasil será implantado na subestação da ISA CTEEP, localizada na cidade de Registro, no estado de São Paulo. 

Fazem parte do escopo do projeto, um banco de baterias com 60 MWh de potência, softwares de gestão de energia, transformadores, inversores; além de sistemas de controle, automação e proteção. Dessa forma, o novo sistema beneficiará mais de dois milhões de cidadãos do litoral sul paulista.

Energia, noticias Brasil
Energia, noticias Brasil
É bastante significativo fazer parte de um projeto inovador no país e entrega o melhor custo x benefício em matéria de sistema de armazenamento de energia elétrica

“A tecnologia de armazenamento de energia atuará nos momentos de pico de consumo, como um reforço à rede elétrica, assegurando a entrega de 30 MW por até duas horas. Com isso, mesmo com o excesso de demanda característico das férias e festas de final de ano, o fornecimento de energia à população da região será otimizado”, explica Giorgio Seigne, CEO da You.On Energia. 

Ainda de acordo com Seigne, o sistema de armazenamento de energia é bastante flexivel, podendo ser aplicado em diferentes segmentos como de transmissão, distribuição e geração de energia. Por ser a solução e a garantia de estabilidade funcional, o sistema poderá aliviar pontos de gargalo da rede elétrica, por exemplo.

Benefícios do Primeiro Sistema de Armazenamento de Energia do Brasil

É um investimento viável para realocação e portabilidade para outros pontos do país que necessitem do sistema de armazenamento de energia

Já para Helder Torres, reponsável pela direção comercial da TS Infraestrutura, é bastante significativo fazer parte de um projeto inovador no país e entrega o melhor custo x benefício em matéria de sistema de armazenamento de energia elétrica.

“Atualmente, não há nada parecido no país e fazer parte dessa iniciativa inovadora nos capacitará ainda mais para futuros projetos dentro desse conceito. Estarmos na linha de frente junto com a You.On para entregar uma solução definitiva e tão necessária para a região é realmente um privilégio”, constata Torres.

Dentre os inúmero benefícios para empresas que investem no primeiro sistema de armazenamento de energia do país, está o fato de ser uma tecnologia que irá contribuir para a digitalização dos sistemas, descentralização da distribuição e descarbonização da produção de energia. 

Energia, noticias Brasil

Como uma estrutura modular, é um investimento viável para realocação e portabilidade para outros pontos do país que necessitem do sistema de armazenamento de energia. É bastante versátil e dá a oportunidade de potencializar a implementação de fontes renováveis, promover controle de frequência e tensão, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Em sistemas convencionais, o uso de geração de energia a diesel (onde é normalmente gasto no entorno de 350 mil litros) gera um enorme impacto negativo ao meio ambiente. Especificamente no sistema de armazenamento de energia em Registro, esse impacto será evitado. 

Com o uso das baterias desse sistema, impedirá a emissão de 1194 toneladas de GEE em dois anos. Além disso, com a economia de gastos, serão realizadas obras em áreas de preservação ambiental em diversos parques ecológicos, dentre eles, o Parque Estadual da Serra do Mar, em São Paulo.

As pessoas também perguntam:

O que são sistemas de armazenamento de energia?

Os sistemas de armazenamento de energia são tecnologias usadas para armazenar energia elétrica através de baterias de estado sólido, baterias de fluxo, rodas inerciais, ar comprimido, bombeamento de água e armazenamento térmico.

Quais são os tipos de armazenamento de energia elétrica?

BOMBEAMENTO HIDRELÉTRICO.
AR COMPRIMIDO.
ARMAZENAMENTO TÉRMICO.
SUPERCONDENSADOR.
VOLANTES DE INÉRCIA (FLYWHEEL)
PILHAS DE COMBUSTÍVEL DE HIDROGÊNIO.

Novo Campus da Google Tem Painéis Solares em Formato de Escama

Cooler Ecológico é Criado Para Substituir Caixa de Isopor

Japoneses Criam Scooter Elétrica Com Espaço Para Pets