Submarino Sustentável Vai Retirar 27 Toneladas de Microplásticos do Oceano

O submarino sustentável é um dos 55 projetos da Competição de Demonstração Marítima Limpa no Reino Unido

De todas as iniciativas para diminuir as emissões de CO₂ e os plásticos dos oceanos, a Competição de Demonstração Marítima Limpa no Reino Unido promete uma revolução industrial verde. Dentre os projetos participantes está o primeiro submarino sustentável do mundo.

Apelidado de Esmeralda01, o submarino verde é movido a energia limpa e tem como principal objetivo limpar os oceanos dos quase 11 milhões de toneladas de plástico.

Como Funciona o Submarino Sustentável?

Projetado pela desenvolvedora Oceanways, o submarino sustentável Esmeralda01 é totalmente automatizado, movido a bateria e hidrogênio verde. Enquanto faz o transporte de cargas entre os mares britânicos, coleta microplásticos pelo caminho.

Segundo a desenvolvedora, uma frota de submarinos pode garantir 27 toneladas de emissões de CO₂ em seu primeiro ano de operação com a missão geral de reduzir 300 milhões de toneladas de CO₂ à medida que a frota cresce. 

Dhruv Boruah, fundador e CEO da Oceanways, diz que “O tempo está se esgotando e é urgente que não nos contentemos com somente 1% a mais de eficiência em um sistema existente, mas, em vez disso, repensar radicalmente para criar soluções inovadoras”. 

Ainda segundo Boruah, a Oceanways reuniu uma equipe de classe mundial para ser a pioneira, criando o novo mercado de sistemas de transporte subaquático positivo com submarinos de carga de emissão zero como uma ferramenta inovadora para descarbonizar o transporte e limpar o oceano.

Atualmente, estão preparando o submarino sustentável para seu primeiro teste de mar entre Glasgow, Escócia, e Belfast, Irlanda do Norte.

A Competição e Outros Projetos

Dentro da competição, o secretário de transportes do Reino Unido, Grant Shapps, anunciou recentemente que o submarino sustentável e os outros 54 projetos receberão financiamento de £ 23 milhões do P&D marítimo verde. 

O financiamento é parte das comemorações da London International Shipping Week e um estímulo ao desenvolvimento de tecnologia para a alcançar a meta do governo de ter 100% dos navios com emissão zero operando comercialmente até 2025.

“Como uma orgulhosa nação insular construída sobre nossas proezas marítimas, é justo que lideremos pelo exemplo quando se trata de descarbonizar o setor e reconstruir de maneira mais verde. Os projetos anunciados hoje mostram o melhor da inovação britânica, revolucionando a tecnologia e infraestrutura existentes para reduzir as emissões, criar empregos e nos levar mais perto de nossas metas de descarbonização.”

Além do submarino sustentável, outro dos projetos vencedores inclui uma turbina eólica offshore conectada a um ponto de carga totalmente elétrico, que irão abastecer barcos elétricos usando 100% de energia limpa.  

Estes operariam por controle semiautomático, o que significa que os marinheiros podem ancorar sua embarcação no ponto de carregamento da turbina eólica, conectá-los, recarregá-los e então navegar para longe.

Dessa forma, haverá uma economia potencial de 131.100 toneladas de emissões CO₂ por ano, o que equivale a remoção de mais de 62.000 carros das estradas.

Leia Também

No post here!