A Toyota, em parceria com a montadora BYD, estão desenvolvendo um carro elétrico acessível para a marca. A montadora japonesa já havia iniciado parceria com a montadora chinesa, para a produção de baterias — o que resultou em um centro compartilhado de produção e distribuição para ambas as empresas.
De acordo com informações da agência de notícia Reuters, essa parceria pode significar uma crescente mudança no cenário automobilístico elétrico da China.
Características do Carro Elétrico Acessível da Toyota
De acordo com correspondentes da Reuters, o carro elétrico terá preço atrativo (menos de 200 mil yuans, cerca de R$ 178 mil), mas com tecnologias atuais e potencia comparada ao Tesla Model Y.
Uma das grandes cartas na manga da Toyota é a bateria de lâmina Blade projetada pela BYD. Isso porque esse tipo de bateria é geralmente mais barata, leve e menor, porém com densidade inferior a que outros modelos de carro elétrico usam.
Logo, ela dará ao carro elétrico, soluções racionais para montagem, além de uma redução razoável dos custos.
Outro fator importante, é que o modelo será parte do volume de carros do segmento C, porém com um espaço nos bancos de trás ligeiramente maior que um Corolla — modelo mais vendido pela montadora japonesa.
A plataforma será a mesma base do eTNGA, que esteou recentemente nos EUA. Ele será apresentado como um dos modelos integrantes da família bZ (Beyond Zero), da qual recentemente, a Toyota estreou o SUV bZ4X.
O Futuro da Toyota Com o Carro Elétrico Acessível
A decisão de se juntar a BYD se deve ao fato de que a Toyota pretende entrar com produção em massa de carros elétricos a preço popular nos próximos anos.
Ainda de acordo a montadora japonesa, com a produção destes EVs procuram a descarbonização da linha com uma abordagem holística, trabalhando em várias tecnologias, como combustíveis alternativos e hidrogênio.
O carro elétrico será lançado, a princípio, somente na China. Porém, a ideia de um possível lançamento no ocidente não está descartado, tendo em vista que a Toyota anunciou que venderá somente veículos com emissão zero na Europa Ocidental.
Para a próxima década, veículos híbridos (emissão zero e combustão) serão cerca de 50% das vendas totais.
Ainda de acordo com a Reuters, o desenvolvimento conta com 24 engenheiros da Toyota e 100 da BYD, na cidade de Shenzhen, na China.