fbpx

Conheça a Turbina de Correnteza Que Poderá Substituir Hidrelétricas

Novo projeto de turbina de correnteza poderá ser inserida em canais fluviais sem atrapalhar seu curso.

É inegável que as usinas hidrelétricas são uma das captações de energia renovável mais utilizadas no mundo. Ainda assim, no quesito responsabilidade ambiental, são bastante questionáveis. Por isso, um grupo de cientistas projetou uma turbina de correnteza que promete substituir de vez as fontes hídricas.

De acordo a equipe da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em termos técnicos e econômicos, a utilização dessa ferramenta é completamente vantajosa. 

A Turbina de Correnteza e Seus Testes De Viabilidade

Água, noticias EUA

A turbina de correnteza promete ser a nova versão da hidroeletricidade, captando energia através do movimento das águas, sem a necessidade de uma represa para isso.

“A tecnologia usa turbinas de correnteza, que podem ser colocadas nos canais dos rios e não alteram significativamente os sistemas de fluxo natural,” disse Suyog Chaudhari, um dos pesquisadores de Michigan. 

Para testar a viabilidade deste sistema tão ousado, os pesquisadores realizaram testes comparativos entre a turbina de correnteza e a usina hidrelétrica de Belo Monte, localizada na bacia do Xingu, na cidade de Altamira, no Pará. 

A produção de energia elétrica através de turbinas de correnteza tem seu custo exponencialmente menor que usinas hidrelétricas de barragens, devido aos baixos custos ambientais e sociais.
Água, noticias EUA

Durante os experimentos, projetaram um sistema hidrológico que realiza estimativas sobre a quantidade de energia gerada pelos dois modelos de hidroeletricidade. Para Belo Monte, chegaram a conclusão de que dois terços da energia captada por ela, poderiam ser captados utilizando as turbinas de correnteza.

A produção de energia elétrica através de turbinas de correnteza tem seu custo exponencialmente menor que usinas hidrelétricas de barragens, devido aos baixos custos ambientais e sociais. Além disso, “fish friendly”, ou seja, não prejudicam as fauna e o ecossistema ao redor do rio onde estão instaladas.

De acordo com Chaudhari é possível instalar pequenas usinas hidrelétricas e lagoas de armazenamento em cada cachoeira. Tudo isso com a finalidade de construir um sistema estável que possa fornecer energia para a comunidade regional.

Atualmente, os engenheiros cientistas da universidade de Michigan tem a parceria da empresa Natal Energy para a produção em massa da turbina de correnteza.
Água, noticias EUA

Atualmente, os engenheiros cientistas da universidade de Michigan tem a parceria da empresa Natal Energy para a produção em massa da turbina de correnteza.

Segundo os cientistas, com a utilização de sistemas e controles eletrônicos de potência, a pequena usina hidrelétrica possui maior flexibilidade e faz com que ela produza energia renovável de confiança. 

Dessa forma, com armazenamento de energia despachável quando necessário, tornaráo possível que os operadores do sistema a integrem na rede de recursos de energia renovável menos flexíveis, como a eólica e a solar.

Novo Campus da Google Tem Painéis Solares em Formato de Escama

Cooler Ecológico é Criado Para Substituir Caixa de Isopor

Japoneses Criam Scooter Elétrica Com Espaço Para Pets