fbpx
Continua após a publicidade..

Navio Japonês Vai Captar Energia Renovável em Alto Mar

O navio Power ARK tem capacidade de levar eletricidade de energia renovável para 22 mil famílias japonesas somente com uma única viagem ao dia para a costa.
Continua após a publicidade..

Um dos obstáculos que surgem na instalação de energia eólica offshore é o transporte da energia renovável por cabos até o litoral. Porém, duas empresas japonesas planejam a solução para resolver este problema custoso a centenas de empresas de energia renovável.

A empresa japonesa PowerX, voltada para soluções em energia elétrica, firmou parceria com a Imabari Shipbuilding (especializada em construções navais) para desenvolver o primeiro protótipo de navio “cargueiro” de energia: o Power ARK.

A embarcação tem como objetivo principal a transportar a energia renovável gerada por parques eólicos localizados no mar até a costa.

“A concretização de uma sociedade descarbonizada é uma questão importante que as indústrias de construção naval e marítima devem enfrentar. Vemos esta aliança como uma excelente oportunidade para a Imabari Shipbuilding investir e formar parceria com a PowerX, que está assumindo o desafio com uma abordagem diferente das atuais indústrias de construção naval e marítima”, disse Yukito Higaki, presidente da Imabari.

Características do Cargueiro de Energia Renovável

Energia, noticias Japão

A embarcação tem como objetivo principal a transportar a energia renovável gerada por parques eólicos localizados no mar até a costa. 

O barco será do tipo trimarã (três cascos) com 100 metros de comprimento e locomoção elétrica, com autonomia para percorrer uma distância de 300 km. No entanto,caso seja necessário, o navio também terá um motor reserva de biodiesel sustentável que permitirá estender a autonomia inicial.

Pretendem finalizar o protótipo do ousado veículo movido a energia renovável até 2025, com a participação de empresas terceirizadas conforme necessário.

Ao contrário de outras embarcações projetadas para transportar petróleo bruto, gás ou carvão, o Power ARK terá 100 baterias capazes de oferecer uma capacidade de 220 mWh MWh de energia renovável gerada pelas usinas offshore. 

Isso, como a PowerX explica, será o suficiente para cobrir as necessidades diárias de energia de 22.000 famílias japonesas em uma única viagem. O trimarã também será equipado com software de navegação autônomo e equipamento de detecção, bem como sistemas anti-colisão para suportar operações autônomas.

Continua após a publicidade..

Power ARK E Mais Projetos Em Desenvolvimento

Energia, noticias Japão

A aliança entre as duas empresas para desenvolver o Power ARK, teve um investimento inicial de 1 bilhão de ienes (cerca de R$ 50 milhões de reais). Pretendem finalizar o protótipo do ousado veículo movido a energia renovável até 2025, com a participação de empresas terceirizadas conforme necessário.

Futuramente, caso o projeto evolua, querem produzir mais embarcações elétricas em grande escala no Japão — de forma automatizada para baratear os custos. A princípio, embarcações de capacidade semelhantes ao protótipo, até modelos com baterias de 5GHw de potência. 

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.