A NIU, empresa chinesa reconhecida no setor de veículos elétricos, lançou recentemente um produto inovador que promete transformar a mobilidade urbana: a bicicleta elétrica NIU SQi. Diferente de qualquer outra e-bike no mercado, a SQi combina características de bicicletas elétricas e motocicletas, apresentando um design futurista que rendeu à bicicleta o prêmio “Best of the Best” nos Red Dot Design Awards 2023.
Fundada por ex-líderes do Baidu e um ex-funcionário da Microsoft, a NIU foca na criação de meios de transporte que unem estética agradável à funcionalidade. O objetivo é tornar a mobilidade urbana mais atraente e eficiente, e a SQi é a mais recente aposta da empresa nesse sentido.

Na China, onde foi lançada inicialmente, a SQi é classificada como bicicleta elétrica, embora seu visual remeta mais a uma motocicleta. Seu chassi leve, construído em liga de magnésio, e o farol flutuante singular são alguns dos destaques de seu design.
Quais as versões da moto elétrica SQi?
Ela vem em duas versões: Urban Edition e Power Edition, sendo que a segunda tem uma bateria mais potente e, consequentemente, maior autonomia. O motor traseiro de 400W permite a ciclistas alcançar velocidades de até 25km/h. Dependendo da versão, a SQi pode percorrer entre 65 e 75km com uma única carga.

A bicicleta tem recursos como conectividade com smartphone, desbloqueio via Bluetooth e NFC, display integrado e entrada USB para carregamento. Para facilitar a mobilidade, ela conta com discos de freio de motocicleta e suspensão traseira monoamortecedora.
Apesar de parecer uma moto, as especificações da SQi a colocam na categoria de bicicletas elétricas. Por enquanto, ela está disponível apenas na China, vendida por aproximadamente R$5.910. Parece uma e-bike futurista, concorda?