fbpx

Mercado Livre de Energia Tem Bondinho Pão de Açúcar Como Novo Integrante

Ao integrar o mercado livre de energia, bondinho quer virar exemplo de sustentabilidade para outras atrações

A fim de contar com quilowatts provenientes de variadas fontes de energias renováveis, o Bondinho Pão de Açúcar decidiu entrar para o mercado livre de energia. A decisão começou a ser implantada no final de 2021 e finalizada no começo deste ano.

O Bondinho Pão de Açúcar, que já era conhecido por utilizar um sistema eficiente de energia, sobe agora para o patamar de atração sustentável, ao funcionar exclusivamente por diversas energias limpas e renováveis.

Como Funciona o Mercado Livre de Energia?

Ao integrar o mercado livre de energia, o Bondinho Pão de Açúcar terá livre escolha de fornecedores de energia limpa

No Brasil, o setor energético funciona através de duas vertentes: o ambiente de contratação regulada (ACR) onde estão os consumidores cativos; e o ambiente de contratação livre (ACL), onde estão os consumidores livres, do mercado livre de energia.

Ambiente de Contratação Regulada

Consumidores do ACR — formado por residências e pequenas empresas sem demanda mínima para entrar no mercado livre de energia —, somente têm acesso ao serviço de geração e distribuição de energia, pagando mensalmente as tarifas estabelecidas pelo governo.

No mercado cativo a energia é adquirida pelas empresas distribuidoras através de leilões — sendo que o preço é estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com incidência de bandeiras tarifárias

Mercado Livre de Energia

Energia, noticias Rio de Janeiro

Já o ACL, ou mercado livre de energia, é um ambiente de negócios formado por consumidores livres, onde estes podem definir as condições de compra (preços, volume, prazo e forma de pagamento) diretamente com empresas comercializadoras e geradoras de energia elétrica.

Nesse ambiente, o consumidor tem que assinar dois tipos de contratos: com a geradora de energia e com a distribuidora. Enquanto com a geradora, o consumidor tem livre poder de negociação, com a distribuidora, o preço é regulado. 

Para fazer parte do mercado livre de energia, o consumidor deve ter uma demanda mínima que varie entre 500 kW e 1,5 MW.

Quais os Benefícios do Mercado Livre de Energia Para o Bondinho?

Energia, noticias Rio de Janeiro

Ao integrar o mercado livre de energia, o Bondinho Pão de Açúcar terá livre escolha de fornecedores de energia limpa, flexibilização de negociações das fontes contratadas; além de ter livre acesso à previsão de custos antes de formalizar o contrato.

Além disso, a atração turística fará parte de uma cadeia de valor com responsabilidade socioambiental, já que contribuirá com a redução das emissões de carbono, por utilizar de fontes renováveis e limpas de energia elétrica, como energia fotovoltaica e eólica.

A entrada no mercado livre de energia é mais um passo para a modernização sustentável pela qual o parque está passando

“A entrada no mercado livre de energia é mais um passo para a modernização sustentável pela qual o parque está passando, reduzindo também o impacto ambiental da nossa operação, uma das nossas prioridades”, destaca Diego Scofano, CTO do Bondinho Pão de Açúcar.

A medida também faz parte das práticas de desenvolvimento sustentáveis propostas pelas Nações Unidas para o ano de 2025. Com a aplicação dessa e de outras políticas de desenvolvimento sustentável, o parque se torna um exemplo responsabilidade ambiental para outras atrações turísticas.

⚡️ Quem pode ir para o mercado livre de energia?

Por enquanto, apenas clientes que consomem acima de 500 kW podem entrar para o mercado livre. Ou seja, apenas grandes consumidores podem escolher onde comprar energia.

⚡️ Como fazer parte do mercado livre de energia?

No modelo de consumidor atacadista, a empresa contratante deve se associar diretamente à CCEE (entidade responsável por operar o Mercado Livre de Energia),

Novo Campus da Google Tem Painéis Solares em Formato de Escama

Cooler Ecológico é Criado Para Substituir Caixa de Isopor

Japoneses Criam Scooter Elétrica Com Espaço Para Pets