fbpx
Continua após a publicidade..

Carro Elétrico Reciclado Supera Autonomia de Recarga da Tesla

O carro elétrico reciclado venceu a Tesla no recorde de maior distância com uma única carga.
Continua após a publicidade..

A última coisa que Elon Musk esperaria de um concorrente que superasse a autonomia de seu Tesla Model S, é que este seja um carro elétrico produzido com peças recicladas. 

Mas o “The Phoenix, uma BMW E39 528i de 1997, conseguiu este feito. Esse veículo reciclado — que não é tão luxuoso nem confortável como o Tesla —, conseguiu bater o recorde do Tesla, com 1.078 quilômetros feitos com uma única carga.

Processo de Montagem do Carro Elétrico Reciclado

carro elétrico
(Divulgação/ITAP Inc) 

Em um pequeno armazém com a colaboração de alguns amigos, o engenheiro Eric Lundgren, substituiu praticamente todas as peças do veículo, mantendo somente o chassi do modelo original de 97. Ao todo foram investidos 35 dias e US $ 12.900 para que o Phoenix fosse montado, transformando o que seria sucata para um modelo capaz de bater de frente com um Tesla. 

O engenheiro Eric Lundgren pretende, com este projeto, dar visibilidade à importância de reutilizar as baterias de carros elétricos. (Divulgação/ITAP Inc)
O engenheiro Eric Lundgren pretende, com este projeto, dar visibilidade à importância de reutilizar as baterias de carros elétricos. (Divulgação/ITAP Inc)

O Phoenix é um carro elétrico composto por vários componentes, a começar por uma pilha de baterias de íon de lítio 18650 usadas, de vários computadores e de um motor elétrico, que reunidas, conseguiam alimentar até 130 kWh. O interessante é que todas elas eram consideradas impróprias para uso, pois tiveram degradação de mais de 20% da sua estrutura. Com a reutilização, a capacidade do veículo foi expandida para 200 kWh — e assim, quebrando o recorde de Musk.

Atualmente, o carro elétrico reciclado 'The Phoenix' detém o Recorde Mundial do Guinness. (Divulgação/ITAP Inc)
Atualmente, o carro elétrico reciclado ‘The Phoenix’ detém o Recorde Mundial do Guinness. (Divulgação/ITAP Inc)

Em uma entrevista ao site Insideevs, o engenheiro garante que vencer Musk não foi nada premeditado, mas uma consequência da sua vontade de dar um novo ciclo de vida à eletrônica.

“Se tratarmos os veículos elétricos como tratamos nossos telefones, que se uma única peça quebrar o jogamos fora, teremos muito desperdício”, reflete.

O que ele pretende com este projeto é dar visibilidade à importância de reutilizar as baterias de carros elétricos, assim como as de qualquer outro dispositivo eletrônico.

Recorde de um Carro Elétrico Reciclado

bmw elétrico
(Divulgação/ITAP Inc) 

Atualmente, o ‘The Phoenix’ detém o Recorde Mundial do Guinness pela maior distância percorrida por um veículo elétrico com uma única carga e sem energia solar. No total, foram mais de 600 quilômetros com uma única carga, comparado aos mais de 508 quilômetros que o Tesla Model S P100D alcançou em um teste no qual os dois carros viajavam a uma velocidade de 110 km / h de San Diego a Los Angeles (ida e volta).

“‘The Phoenix’ é uma demonstração das possibilidades da reciclagem híbrida. Da reintegração de componentes eletrônicos em novas aplicações para atender a novos ciclos de vida”, explica Lundgren. Um recorde que pode ser facilmente quebrado no futuro, mas é um projeto curioso mostrar as possibilidades de tirar proveito de veículos antigos. No momento, ele e sua equipe ainda mantém o recorde.

Reciclagem de Carros no Brasil

O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de carros do mundo e recicla uma ínfima parcela do que produz. Apesar de a reciclagem automotiva ter um longo caminho a percorrer no país, ganhou um pequeno incentivo neste ano. 

Continua após a publicidade..

Como uma das principais propostas ao crescimento da economia no Brasil (após o tombo causado pelo coronavírus), o governo fomentará a criação de uma indústria voltada para reciclagem automotiva, com estímulo à renovação da frota. A exemplo disso, no último mês, o governo do estado de Minas Gerais sancionou lei que promete fôlego ao mercado da reciclagem de automóveis.

Por este motivo, em conjunto a empresa Haiho Sangyo e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) trouxeram à capital mineira a primeira Unidade Piloto de Reciclagem Automotiva (Upra) da América Latina. Como o processo de reciclagem de carros já acontece regularmente no Japão, a parceria promete ser um divisor de águas para a consolidação deste mercado no país, que infelizmente, ainda não é realidade.

noticias, Reciclagem EUA
(Divulgação/Cefet-MG)

De acordo com os organizadores da Upra, a demanda da unidade ainda é pontual para trabalhos acadêmicos, através de utilitários doados por empresas de automóveis. Porém, com o atual fomento do governo federal para o setor, os profissionais têm esperança de que as demandas sejam expandidas.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.