Cebolinha: Tipos, Como Plantar e Como Usar (+5 Dicas)

Neste artigo vamos mostrar como cultivar, conservar e para preparar para o consumo a cebolinha, que vai além de um simples tempero. Confira!
cebolinha

A nossa querida cebolinha (Allium schoenoprasum) ainda pode ser conhecida como cebolinha-francesa ou cebolinho, sua origem é europeia, possivelmente de Portugal. No Brasil ela também é conhecida como cheiro verde, ela é muito utilizada na culinária brasileira. A maioria das casas brasileiras tem uma mudinha de cebolinha plantada em vasos ou em uma pequena horta no quintal.

Mas muitas pessoas não sabem a real importância dessa planta, a maioria das pessoas, só a utiliza para dar um gostinho a mais em suas receitas. Ela também é utilizada para dar um toque especial na decoração final de muitos pratos.

Você sabia que a cebolinha serve para melhorar muitos aspectos da sua saúde? Acompanhe no próximo tópico!

Para Que Serve A Cebolinha?

A cebolinha pode ser um incrível aliado na promoção da saúde, seus benefícios são os mais variados possíveis!

Conheça todos os benefícios para a saúde que essa planta pode oferecer:

  • Evita o surgimento de vários tipos de câncer, principalmente os gastrointestinais;
  • Tem antioxidantes, auxiliando no combate de radicais livres;
  • Aumenta a produção de Glutamina, eliminando as toxinas do organismo;
  • Melhora a densidade mineral óssea;
  • Aumenta a proteção contra doenças cerebrais como o Alzheimer;
  • Combate problemas gastrointestinais;
  • Previne, colesterol, pressão alta, AVC e problemas cardíacos;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o sistema ocular e evita o surgimento de catarata;
  • Evita defeitos congênitos em fetos.

Vitaminas E Minerais Presentes Na Cebolinha

Minerais: Cálcio, Fósforo, Manganês, Magnésio, Ferro, Potássio, Cobre e Zinco.

Vitaminas: A, C, B6, K, E, ainda possui Tiamina B1 e Riboflavina B2.

Informação Nutricional

Fontes: USDA

Quantidade por 100 gramas
Calorias 30
Gorduras Totais 0,7 g
Gorduras Saturadas 0,1 g
Gorduras Poliinsaturadas 0,3 g
Gorduras Monoinsaturadas 0,1 g
Colesterol 0 mg
Sódio 3 mg
Potássio 296 mg
Carboidratos 4,4 g
Fibra Alimentar 2,5 g
Açúcar 1,9 g
Proteínas 3,3 g
Vitamina A4.353 IUVitamina C58,1 mg
Cálcio92 mgFerro1,6 mg
Vitamina D0 IUVitamina B60,1 mg
Cobalamina0 µgMagnésio42 mg

Quais benefícios da cebolinha?

A colina presente na cebolinha é um nutriente importante, que ajuda na regulação do sono, dos movimentos musculares, do aprendizado e da memória. Ela também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.

Tipos de Cebolinha

Existem duas espécies de cebolinha, ambas pertencentes à mesma família: A. fistulosum (cebolinha-comum ou verde), natural da Sibéria; e A schoenoprasum (cebolinha-de-folhas-finas ou galega), proveniente da Europa. Acredita-se que a planta foi introduzida na América através de Cristóvão Colombo.

Cebolinha Comum

Conhecida pelos talos verde-claro em formato alongado e cilíndrico. O sabor combina com pratos frescos e sopas frias, devido ao seu gosto marcante.

Cebolinha Francesa ou Ciboulette

Com talos mais finos e verde-escuros compõe o time das ervas finas francesas, junto da salsa, estragão e cerefólio. Pode ser incorporada à manteiga ou no cream cheese, também é bem usada na finalização.

Como Fazer O Chá De Cebolinha?

Como já falamos a essa planta é uma planta incrível para saúde por seus muitos benefícios! Para que você possa aproveitar melhor todos esses benefícios você pode fazer um chá de cebolinha.

Para fazer o chá de cebolinha você vai precisar de:

  • 3 xícaras de água
  • 1 xícara de chá de cebolinha.

Para preparar aqueça a água, quando a fervura iniciar, deligue o fogo e coloque a cebolinha dentro do bule de água quente. Abafe e deixe descansar por aproximadamente dez minutos, coe e consuma em seguida, não adicione açúcar.

Como Tratamento De Beleza!

Se você tem acne ela pode ser um excelente auxiliar para a redução dessa inflamação da pele, isso porque ela tem betacaroteno. 

Se você ama cuidar da pele e dos cabelos, que tal adicionar a cebolinha na sua rotina de cuidados? A planta pode ser usada em máscaras faciais para pele seca e no cabelo ela estimula o crescimento e evita a queda!

Como Afrodisíaco! 

Isso mesmo, um dos usos menos conhecidos da cebolinha, ela é considerada um alimento afrodisíaco, então já sabe, capricha naquele jantar romântico!

Cebolinha Na Cozinha: Como Utilizar Nas Receitas?

Nas receitas a cebolinha pode ser usada em sopas, omeletes, caldos, purê de batata, entre várias outras.  Na salada ela dá um toque bem refrescante, nos legumes ela pode ser utilizada em pratos refogados. 

A melhor forma de utilizá-la é sempre fresca e ela deve ser acrescentada na finalização do prato para que ela não perda a consistência e o sabor. Na decoração dos pratos, você também pode usar a parte branquinha. 

Se você preferir pode congelar os talos ou pode congelar ela já picada, importante é retirar o máximo de água para realizar o congelamento. Assim evita a formação de cristais de gelo e da perca nutricional desse poderoso alimento!

Como Plantar Cebolinha?

É uma planta que se desenvolve em tufos, suas folhas são verde-escuro e roliças, sua altura máxima é de 30 cm. No mês de junho ela solta lindas flores rosa-pálido em formato de pompons. 

As flores precisam ser retiradas assim que surgem, só assim novas folhas podem nascer para continuar com a produção da cebolinha.

Pode ser plantada por meio de sementes ou por mudas, mas a melhor época para realizar o plantio. Independente se é semente ou muda é na primavera em setembro.

As mudas são facilmente encontradas em mercados ou com sua vizinha favorita! As mudas devem ser tiradas com a parte da “batata” da cebolinha, as mudas precisam estar em perfeito estado. Se não encontrar as mudas, adquira as sementes nas lojas de produtos agropecuária ou supermercados.

Qual É O Melhor Local Para Plantar?

A cebolinha é uma planta que se adapta bem tanto ao plantio direto na terra, como em vasos de qualquer tamanho. Se for plantar em vaso é importante ir desbastando as mudas para que a planta não sofra.

A planta precisa de um local iluminado, ela precisa de no mínimo seis horas de sol indireto no mínimo! Então se for plantar em um vaso mantenha o próximo a uma janela ou local que tenha um solar.

Em canteiros escolha um local que receba a luz do sol nos primeiros horários da manhã. 

Como Prepara O Solo?

Ela gosta de um solo bem úmido, bem drenado e bastante fértil. Um solo excelente para o plantio é rico em ferro, a famosa terra vermelha, acrescente húmus. A proporção deve ser de duas partes de terra vermelha para uma de húmus.

Para que elas possam se desenvolver de forma ideal, ela precisa de no mínimo 15 centímetros de profundidade de solo e 12 centímetros de diâmetro. Já em questão de espaçamento mantenha pelo menos 15 centímetros entre os pés.

Plantio Em Vasos

Se for plantar em vaso, separe a argila expandida, pedras e areia, o vaso precisa ter furos no fundo, para drenar bem a água. Coloque uma camada com aproximadamente sete centímetros de argila, coloque uma camada de areia de dois centímetros aproximados. Depois acrescente mais uma camada de solo com húmus e depois plante as sementes ou as mudas, para finalizar cubra com folas secas.

Quanto de água a ela precisa?

A quantidade de água da cebolinha irá depender do solo, se for um solo bem drenado e estiver em dias quentes você irá precisar regar mais. Mas em média a rega deve acontecer de uma a três vezes na semana.

Qual é o melhor momento para colher?

Após o plantio você pode começar a colher as folhas da cebolinha em aproximadamente três meses. A colheita deve acontecer das folhas externas, é importante deixar uma ponta de no mínimo cinco centímetros. Permitindo assim, que elas cresçam novamente para uma nova colheita.

Assim, que as flores surgirem elas devem ser retiradas para evitar o retardo do crescimento das cebolinhas. 

Como plantar cebolinha a partir do mercado?

Corte a parte branca, próxima da raiz, e deixe um pedaço da parte verde. Coloque em um recipiente com água, cobrindo um pouco da parte branca. Troque a água diariamente. Após algumas semanas, a raiz crescerá e aí você pode transferir a cebolinha para um vaso e realizar o plantio.

Qual o melhor adubo para Cebolinha?

Húmus de minhoca ou composto orgânico são os dois adubos mais fáceis de serem encontrados e costumam ser muito bem aceitos por hortaliças em geral.