Dessalinizador Transforma Água Salgada em Água Potável Naturalmente

WaterPod é um dispositivo sustentável que usa a destilação solar para converter a água do mar em água potável.

O dispositivo é um dos vencedores do Prêmio James Dyson de 2021, importante competição internacional de design. A Tecnologia foi desenvolvida por Bennie Beh Hue May, Yap Chun Yoon e Loo Xin Yang.

A inspiração para o projeto veio de uma comunidade de “nômades do mar” que habitam a costa leste de Sandakan, na Malásia. 

“Identificamos que o principal problema é que eles não têm acesso a água potável. Ao compreender seu estilo de vida, eles também estão vivendo em um mar muito poluído e cheio de resíduos plásticos”, explica o trio de inventores.

Ao utilizar recursos naturais, o WaterPod foi projetado para que qualquer pessoa possa ter acesso à água potável com facilidade. A invenção é uma pequena cápsula capaz de converter a água salgada do mar em água potável por meio da destilação solar.

O sistema de dessalinização solar autolimpante usa uma estrutura de pavio para absorver a água do mar por baixo e transportá-la para o tecido preto inserido no topo da placa de alumínio. À medida que a luz do sol passa pela tampa transparente ocorre o processo de evaporação e condensação. 

A tecnologia foi projetada para ser simples e usa apenas ciência básica para realizar o processo de dessalinização. Seu formato modular permite conectar várias cápsulas para aumentar a estabilidade do dispositivo sem que ele capote.

Leia Também

No post here!