fbpx
Continua após a publicidade..

Holanda Inaugura Fábrica de Biogás que Utiliza Fraldas Usadas Como Matéria-Prima

Duas empresas Holandesas fizeram uma parceria inédita para abrir a primeira fábrica de biogás que recicla fraldas geriátricas e infantis da Europa.
Continua após a publicidade..

Essa fábrica usa fraldas usadas como matéria-prima para produzir biogás, fertilizantes, embalagens de plástico reutilizável e bio grânulos.

As empresas que são parceiras nesse projeto são a ARN e Elsinga Beleidsplanning. Segundo elas, o processo da reciclagem irá correr por TPH, ou hidrólise térmica sob pressão. E deste processo, será possível criar plásticos reutilizáveis e gerar grandes níveis de biogás que criará bio grânulos que podem ser utilizados como biomassa para gerar energia verde (energia limpa) e criar fertilizantes. Dando um destino muito mais útil do que simplesmente abandonar todo esse lixo.

De onde surgiu essa ideia?

Da estimativa de que cerca de 15 milhões de fraldas usadas possam ser recicladas a cada ano, garantindo assim que milhares de toneladas de fraldas que seriam descartadas em lixões a céu aberto e aterros, sejam usadas em prol da sociedade.

Energia, noticias Holanda

Como funciona a usina de biogás?

Biogás é algo que está ganhando cada vez mais força, pois possibilita uma energia totalmente limpa, que não vai causar impactos ambientais. Através dele será possível ter uma fonte de energia tão boa quanto qualquer outra, com o diferencial incrível de não poluir. 

O projeto não visa só dar um destino correto para as fraldas, mas também ecológico na hora de produzir, utilizando vapor para que os resíduos de fraldas sejam incinerados, ao invés de usar energia fóssil, evitando de emitir mais de 964 kg de CO2 por cada tonelada de fraldas incineradas. Em números o aproveitamento é de menos 70% de emissão de poluentes. Sendo que após finalizar dois novos reatores, a ARN irá reduzir mais de 14 mil toneladas por ano de emissão de CO2.

fábrica de biogás

Klaas Doting é o engenheiro por trás desse projeto, e segundo ele, essa é a primeira fábrica desse tipo no mundo, entretanto logo que os governos e pessoas descubram o grande potencial de seu projeto, centenas de outras fábricas neste segmento, vem surgir em breve no mundo. Afinal, fraldas são usadas em praticamente todas as cidades e países do mundo, gerando milhares de toneladas todos os meses. Se essa prática de reciclá-las for adotada por mais empresas do ramo, o mundo e a natureza irão agradecer. 

Continua após a publicidade..

Graças ao grande potencial do projeto, a fábrica já recebeu a licença do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda, para poder funcionar. E pela grande reciclagem de fraldas no país e em outros países da Europa, a fábrica recebeu subsídios diretamente da União Europeia.

A grande mensagem que o projeto de Doting quer passar, é que as pessoas podem fazer a diferença, quando o assunto é acabar com a poluição. Mostrando que “pequenos” gestos tem o poder de mudar a situação, que hoje está tão séria. E que se nós, como sociedade, não nos alertarmos contra a poluição do ar, do solo, dos rios, dos mares, dos oceanos, entre outros locais, poderemos ter sérios problemas no futuro.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.