Horta Em Apartamento: O Que Plantar e Como Fazer (+ 6 exemplos)

Como cuidar de uma horta em apartamento?

Deixe as plantas em contato com a luz solar. Não precisa ser necessariamente luz direta, mas elas precisam de luminosidade.

O que se pode plantar em apartamento?

A seguir estão as plantas e ervas que são excelentes opções, por se se adaptarem facilmente a qualquer ambiente e não exigirem grandes cuidados.
Manjericão
Alecrim
Cebolinha
Orégano
Hortelã
Pimenta
Coentro
Tomilho

Ter uma horta em casa ou em apartamento pode ser algo muito vantajoso. Em primeiro lugar, plantar os seus próprios alimentos é uma forma de garantir a qualidade do será ingerido pelo seu organismo. Além disso, é um excelente incentivo para começar a consumir alimentos mais saudáveis, como legumes e verduras.

Porém, engana-se quem pensa que isso apenas pode ser feito em casas com grandes quintais. É claro que ter uma casa maior pode ajudar em todo o processo, mas é possível até mesmo cultivar uma horta em apartamento.

Sendo assim, se você vive em um apartamento e acreditava que não poderia ter uma horta por conta do espaço, neste artigo verá que não é bem assim. Na verdade, planejando tudo da forma correta e sabendo o que plantar, não há nenhum problema ao fazer uma horta em apartamento, independente do espaço disponível.

Já imaginou colorir a sua casa com alguns temperos e hortaliças fresquinhos? Você aprenderá a fazer isso do jeito certo ao longo deste conteúdo. Acompanhe até o final e saiba tudo o que é necessário para montar uma horta no seu apartamento e conseguir cultivá-la da melhor forma possível.

Ter uma horta em apartamento pode ser muito mais fácil do que você pensava, além de ser algo saudável e prazeroso!

Como fazer uma horta em apartamento?

Além dos benefícios para a saúde que foram mencionados, ter uma horta em casa também é sinônimo de economia. Por mais que em um lugar com espaço reduzido não seja viável plantar várias coisas, as poucas que você conseguir cultivar já diminuirão o valor gasto no mercado, por exemplo.

Mas, então, como fazer uma horta em apartamento do jeito certo? Para começar, é necessário definir o local onde a horta será plantada. O mais recomendado é que seja em algum local do apartamento que bata bastante sol – pelo menos durante seis horas por dia.

Se houver uma sacada, esse pode ser o lugar ideal, com toda a certeza. No entanto, caso não exista uma sacada ou não seja possível montar a horta lá, outra dica é escolher uma janela que seja bem iluminada. Depois de ter escolhido, é hora de tirar as suas ideias do papel.

Dá para plantar em vasos, caixas de madeiras, potes, latas, entre muitos outros lugares – será possível ver mais opções durante os exemplos ao longo deste artigo. Porém, por ser uma residência é preciso escolher corretamente o que será plantado, certo? Levando isso em consideração, veja a seguir o que exatamente é possível plantar em uma horta dentro de um apartamento.

Mas, afinal, o que plantar?

Em espaços mais reduzidos, o ideal é investir no cultivo de ervas aromáticas e temperos. Sabe aqueles temperos que você gosta de usar na hora de fazer as comidas? São exatamente eles que devem ser plantados. Além dos temperos, também é possível plantar alguns tipos de legumes, verduras e frutas. Confira todas as opções:

Salsinha: Como suas raízes são mais profundas, o ideal é que ela seja plantada em um vaso sozinha.

Cebolinha: Quando for colher, não se esqueça de tirar os talos pela base, nunca pela metade.

Manjericão: Um raminho desse tempero que foi comprado no mercado, por exemplo, pode ser plantado. Basta tirar as folhas, deixando apenas algumas no alto, e cortar o final do ramo na diagonal.

Orégano: Ter esse tempero fresco em casa é muito melhor do que comprar o desidratado.

Hortelã: Assim como a salsinha, o mais recomendado é plantar o hortelã em um vaso sozinho, porque as suas raízes ocupam bastante espaço.

Tomilho: Dá até mesmo para plantar em vasos menores.

Alecrim: Para dar continuidade ao seu crescimento, na hora de colher é necessário retirar sempre metade ou menos do ramo.

Pimentas: Tabasco, biquinho e dedo-de-moça são as mais populares para se cultivar em pequenas hortas.

Alface: Existem opções menores, como é o caso da alface baby, que podem ser plantadas em qualquer vaso.

Couve: Suas variedades são bem fáceis de cultivar, principalmente a couve-manteiga.

Tomatinho cereja: Compre alguns no mercado e utilize-os para fazer as mudas. Assim que as sementes estiverem com brotos, coloque-as em vasos maiores.

Morango: Sim, dá para plantar essa fruta em apartamentos. O recomendado é que a terra seja de boa qualidade. Além disso, é bom suspender o vaso para que os morangos cresçam em cascata.

Amora: Por se adaptarem fácil e terem um crescimento parecido com o do morango, dá também para cultivá-la em sua horta.

Exemplos de hortas em apartamento

Agora chegou o momento de ver alguns exemplos de hortas em apartamento para você se inspirar na hora de montar a sua.

1. Horta no painel de madeira

Horta no painel de madeira

Nesse caso, basta apenas uma estrutura de madeira – pode até mesmo ser um pallet, para pendurar os vasos e montar a sua horta. A quantidade de vasos e o tamanho da horta vão depender diretamente do espaço disponível.

2. Horta em caixotes de madeira

Horta em caixotes de madeira

Ideal para colocar na sacada, as plantas nessa horta são cultivadas dentro de caixotes de madeira, os quais são apoiados em suportes de ferro. Se preferir utilizar apenas as caixas sem o ferro também é viável.

3. Horta vertical

Horta vertical

Os dois exemplos que foram mostrados acima são também hortas verticais. Entretanto, esse tipo mostra como é possível montar a sua até mesmo em um espaço mais reduzido, como do lado da churrasqueira, por exemplo.

4. Horta em canecas

Horta em canecas

Além das caixas de madeiras, que aparecem novamente aqui, uma opção ainda mais diferente é cultivar a sua horta dentro de canecas e de latas que não são mais utilizadas. Nesse caso dá para colocar em alguma estante ou fixar na parede, fica a sua escolha.

5. Mini horta

Mini horta

Se o seu apartamento for realmente muito pequeno, que tal então fazer uma mini horta? O exemplo acima mostra como não é preciso ter muito espaço para cultivar algumas plantinhas.

6. Horta em garrafas pets

Horta em garrafas pets

Para finalizar, essa ideia, além de diferente e interessante, também contribui e muito com o meio ambiente. Comece a guardar as garrafas pets para montar a sua horta.

Deu para perceber então como é sim possível ter uma horta em apartamento? Comece a tirar a sua ideia do papel agora mesmo e construa a sua hora da forma como preferir.

Guia de Práticas Sustentáveis
Artigo
Horta Em Apartamento: O Que Plantar e Como Fazer (+ 6 exemplos)
Título
Horta Em Apartamento: O Que Plantar e Como Fazer (+ 6 exemplos)
Resumo
Neste artigo você vai aprender como fazer uma horta em apartamento, o que plantar e se inspirar com nossa seleção de exemplos. Confira!
Author
Publisher Name
Portal Ekko Green
Publisher Logo