Academias Smart Fit em MG Terão Abastecimento Total de Energia Limpa

Usina de Sacramento (MG) será a principal responsável pela distribuição de energia limpa em unidades das academias Smart Fit em Minas Gerais.

Com o objetivo de aumentar o consumo de energia limpa no país, a EDP Smart concluiu a construção de uma usina solar no município de Sacramento (MG) para a Smart Fit, maior rede de academias da América Latina. 

A instalação vai gerar 1.699 MWh por ano, energia capaz de atender cerca de 707 residências anualmente. A energia solar produzida abastecerá sete unidades da Smart Fit. O investimento ficou em R$ 2,2 milhões.

O Projeto de Energia Limpa

A empresa possui uma unidade dedicada à implementação de empreendimentos solares de autoprodução e geração distribuída de energia limpa. (Divulgação/EDP Smart)

Desde 2017, a EDP já negociou 58,9 MWp (potência instalada) em projetos de energia limpa, sendo 28,1 MWp instalados e 30,8 MWp em desenvolvimento.

“O mercado da energia solar vem avançando rapidamente no País e seguirá nessa tendência nos próximos anos. Empresas como a Smart Fit estão atentas a esse fato, buscando não só maior previsibilidade e economia em seus gastos com energia elétrica, mas também benefícios ao meio ambiente. Acreditamos nesse modelo de negócio, que seguirá recebendo nossa atenção”, afirma André Pereira, diretor da EDP Smart.

A empresa possui uma unidade dedicada à implementação de empreendimentos solares de autoprodução e geração distribuída, sendo a responsável pela construção, operação e manutenção dos sistemas. 

Divulgação/Smart Fit

Neste ano ela entregou à Johnson & Johnson sua primeira usina solar na América do Sul. O sistema vai gerar 2 milhões de kWh/ano. Outro destaque da empresa em 2020 foi a entrega de uma usina de energia solar na modalidade geração distribuída para o Banco do Brasil.

O empreendimento, em Porteirinha (MG), no norte de Minas Gerais, tem capacidade instalada de 6,5 MWp e vai garantir o fornecimento de energia renovável para 100 agências do Banco no estado mineiro, permitindo à instituição economizar R$ 80 milhões ao longo de 12 anos.

Sustentabilidade e Energia Limpa na Smart Fit

A usina de Sacramento, em particular, irá evitar a emissão de 127 toneladas anuais de CO2 – o equivalente ao plantio de 705 árvores. (Reprodução/GettyImage)

A história da Smart Fit com a energia solar começou em abril de 2020, com a adoção do sistema de Geração Distribuída, um programa que permite ao consumidor gerar a própria energia elétrica a partir de fontes renováveis. Hoje, 24 unidades do Rio de Janeiro já funcionam nesse esquema. 

A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e, aqui no Brasil, é praticamente inesgotável. Vale dizer que “energia limpa” é aquela que não libera na atmosfera gases poluentes causadores do efeito estufa durante o processo de produção e consumo. A usina de Sacramento, em particular, irá evitar a emissão de 127 toneladas anuais de CO2 — o equivalente ao plantio de 705 árvores. 

As seguintes unidades de Belo Horizonte serão abastecidas pela usina de Sacramento:

Rua Rio de Janeiro, 1893 (Lourdes, Belo Horizonte)

Rua Fernandes Tourinho, 195 (Funcionários, Belo Horizonte)

Rua Cláudio Manoel, 36 (Funcionários, Belo Horizonte)

Av. Amazonas, 303 (Centro, Belo Horizonte)

Rua Guaicuí, 600 (Coração de Jesus, Belo Horizonte)

Rua André Cavalcanti, 190 (Gutierrez, Belo Horizonte)

E de acordo com a academia, este é só o começo! Em breve, outras unidades da rede em outros estados irão integrar a lista.

Artigo
Título
Academias Smart Fit em MG Terão Abastecimento Total de Energia Limpa
Resumo
Usina de Sacramento (MG) será a principal responsável pela distribuição de energia limpa em unidades das academias Smart Fit em Minas Gerais.
Author
Publisher Name
Portal Ekko Green
Publisher Logo