Tesla Cria Próprio Modelo de Inversor Solar para Residências

A fabricante finalmente alavancou sua experiência tecnológica em energia renovável criando um inversor solar.

A Tesla adicionou um inversor solar à sua linha de produtos voltados para energia sustentável, o Tesla Solar Inverter. O objetivo é que o equipamento complete a linha de produção e armazenamento de energia da empresa.

Até então, a fabricante conhecida por seus carros elétricos, baterias e fábricas gigantes, não tinha oferecido um inversor próprio, sendo utilizados produtos de terceiros como suporte.

“A experiência renomada da Tesla em eletrônica de potência foi combinada com recursos de segurança robustos e um processo de instalação simples para produzir um inversor solar excepcional que é compatível com o teto solar e painéis solares tradicionais”, declara a empresa em comunicado oficial. 

A Nova Tecnologia de Inversor Solar

Serão ofertados dois modelos de inversor solar, nas versões de 3,8 kW e 7,8 kW, com dois e quatro rastreadores de ponto. (Divulgação/Tesla)

O novo Tesla Solar Inverter converte a corrente contínua (DC) em corrente alternada (AC) para consumo doméstico. O equipamento, junto com os painéis Solarglass Roof e a bateria Powerwall compõem a solução da empresa para energia limpa.

O inversor possui conectividade via wi-fi, cabo ou SIMcard, e uma vez instalado permite que o usuário utilize um aplicativo para gerenciar seu sistema de energia solar e monitorar o consumo (o inversor vem com capacidade de desligamento rápido integrado e fornece proteção contra falha de arco e falha de aterramento). 

Interface do aplicativo para controle de energia do inversor solar da Tesla. (Divulgação/Tesla)

Além disso, ele é “empilhável”, ou seja, um usuário pode adicionar quantos deles forem necessários para atender à saída do seu painel solar.

(Divulgação/Tesla)

Serão ofertados modelos em versões de 3,8 kW e 7,8 kW, com dois e quatro rastreadores de ponto de potência máxima (MPPTs), respectivamente. Isso permite que proprietários com diferentes necessidades de energia equipem um inversor adequado ao tamanho de sua casa. 

Tesla e Energia Sustentável

Com a criação do inversor solar, o programa de energia solar da Tesla está entre os mais acessíveis dos EUA. (Divulgação/Tesla)

A empresa pede que clientes interessados entrem em contato para que um técnico da Tesla possa fazer a troca do inversor. A ideia é que o equipamento seja usado em conjunto com os outros produtos da marca – uma vez que há relatos de que outros modelos de inversores não funcionam bem com o Solarglass Roof e a Powerwall. 

(Divulgação/Tesla)

Ela vem se envolvendo no mercado de energia sustentável desde 2016, após a compra da Solar City. Desde então, tornou-se um dos nomes mais populares em energia solar e armazenamento de energia, não apenas encontrando sucesso em mercados residenciais, mas também em projetos comerciais. 

A Tesla tem visto um aumento constante em suas implantações de energia solar durante cada uma de suas Chamadas de Lucros Trimestrais, o que tem sido ótimo para as perspectivas da empresa no futuro. O programa de energia solar da Tesla está entre os mais acessíveis dos EUA e mantém preços cerca de 1/3 mais baratos do que a média nacional.

Leia Também

No post here!