Volkswagen e Shell Planejam Rede de Eletropostos no Brasil

As ações propostas pela parceria incluem a criação de eletropostos, desenvolvimento de etanol e fornecimento de biometano

As empresas do setor de automóveis e combustíveis, Volkswagen, Shell e Raízen se uniram recentemente para trabalhar em conjunto em ações sustentáveis.

O principal objetivo da parceria é reduzir as emissões do segmento automotivo e atender às novas demandas dos consumidores, cada vez mais conscientes das responsabilidades ambientais.

Para esta missão, as empresas irão investir na criação de eletropostos, além de desenvolver etanol e fornecer biometano.

No projeto sustentável das empresas, também está incluso o uso de energia renovável nas fábricas e redes concessionárias da VW.

Criação de eletropostos

Dentre as ações idealizadas na parceria está a criação de eletropostos. Sob a regência da Shell, uma rede de eletropostos deverá ser implantada no mercado brasileiro, atuando no padrão de recarga rápida Shell Recharge.

Os primeiros eletropostos serão instalados no estado de São Paulo, abrangendo desde a capital às principais rodovias de acesso.

Vale lembrar, que o mercado nacional aguarda a chegada de novos veículos elétricos, como os modelos ID. 3 e ID.4 da Volkswagen.

Veja como funciona o sistema de recarga rápida Shell Recharge:

Desenvolvimento de etanol

Para incentivar o uso do etanol, as empresas pretendem desenvolver novas fórmulas com ênfase na área de biocombustível, além de melhorar a eficiência dos já disponíveis no mercado.

Também é esperada a expansão do uso do etanol no mercado internacional, garantindo melhorias ao Meio Ambiente, visto que com essas novas fórmulas, a emissão de gases de efeito estufa será reduzida potencialmente.

A economia do país é outro fator destacado nesta expansão, já que o Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol combustível.

Fornecimento de biometano

O fornecimento de biometano, o gás natural renovável, também vem sendo considerado pelas empresas.

O biometano seria utilizado para substituir o uso do gás natural, incluindo, na própria fábrica da Volkswagen no Brasil.

Além de garantir uma redução de emissões em aproximadamente 80% comparado à alternativa fóssil, o biometano ainda possui produção sustentável, pois utiliza resíduos da produção de açúcar e etanol.

Leia Também

No post here!