Alecrim: Para Que Serve, Como Usar e 5 Benefícios

O Alecrim é uma planta muito usada, seja para o tratamento de doenças, assim como na culinária, saiba para que serve, como usar e plantar o alecrim.

Muitas pessoas ainda não conhecem todos os benefícios e como se deve usar essa planta que pode mudar sua saúde. Além dos muitos benefícios, o alecrim ainda é uma planta de fácil cultivo, podendo ser plantada em vasos pequenos. 

Para que serve

Uma planta de origem do Mediterrâneo, o Alecrim é uma erva aromática, também conhecido como rosmarinho em algumas regiões do Brasil. Ele pode ser usado para o emagrecimento, para tratar gripes e resfriados, além de ter ação expectorante. Também pode prevenir derrame, tem poder antioxidante e protege o cérebro contra doenças degenerativas.

5 Benefícios do alecrim

Tem altos valores de vitamina A, C e K, o que ajuda a melhorar a imunidade e a fixação de cálcio nos ossos. Possui ainda vitaminas B1 e B2 que atuam no metabolismo da glicose, reduzindo a diabetes, reduz os gases, tem ação anti-inflamatória.

  1. Melhorar o sistema nervoso
  2. Melhorar a digestão
  3. Atuar como antioxidante
  4. Aliviar o estresse e ansiedade
  5. Aliviar dores de artrite

Principais nutrientes do alecrim

NutrientesFresco picado (1 xícara de chá ? 40g)Desidratado (2 col. sopa ? 6,6g)
Calorias52 kcal22 kcal
Carboidratos8,3 g4,2 g
Proteínas1,3 g0,3 g
Lipídios2,3 g1 g
Fibras5,6 g2,8 g
Vitamina A (retinol equivalente)58 mcg10 mcg
Vitamina A (SI)1170 UI206 UI
Vitamina C8,7 mg4 mg
Cálcio127 mg84 mg
Potássio267 mg63 mg
Sódio10 mg3 mg
Fonte: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Informática em Saúde.
Tabela de composição Química dos Alimentos (TABNUT).

Como utilizar como tempero e quais as receitas mais comuns

Muito utilizado nas cozinhas francesa e italiana, o alecrim traz um sabor especial às carnes, mas também pode ser usado em receitas de doces e em suco de limão.

Para temperar, somente são usadas as folhas e não as hastes. Algumas receitas que levam alecrim são em pães, focaccia, biscoitos caseiros, scones de ervas, macarrão e nhoque.

Peixes e carne vermelha ganham um gosto especial quando temperados com alecrim. Uma dica de tempero é 1 col. de sp. de pimenta-preta moída, 1 col. de sp. de sal, 4 col. de alecrim picado fresco e 8 dentes de alho.

A combinação com queijos também fica excepcional, experimente alecrim com macarrão e queijo! Os legumes temperados com a erva ganham um aroma incrível. Use também na batata-doce, pimentão, abobrinha, berinjela e aspargos. E como tínhamos sugerido o uso em doce, a dica é fazer uma raspadinha de suco de frutas e açúcar, adicione umas folhinhas cortadas de alecrim! Se a raspadinha for de limão o sabor vai ficar ainda mais surpreendente.

Como usar 

Existem diversas maneiras de usaressa erva aromática. Além de um tempero saboroso, o chá tem muitos benfícios para saúde e o óleo ajuda com a pele e cabelos.

Chá

O chá de alecrim é bem simples de ser feito, basta apenas alguns raminhos e água. Ferva a água e coloque os raminhos de alecrim deixe em fusão de 3 a 5 minutos. O chá pode ser tomado quente ou frio, na geladeira ele dura até dois dias.

Esse chá pode ser ingerido para melhorar a digestão, prevenir o câncer, tratar alguns problemas de pele, reduzir a ansiedade e alguns tipos de inflamações. Melhora também a função hepática e a saúde dos cabelos, diminuindo a queda.

Óleo essencial

Já o óleo de alecrim estimula principalmente a memória, melhora a aparência da pele e estimula o crescimento do cabelo. Para fazer o óleo essencial, coloque dois ramos secos em um vidro e acrescente um óleo como coco, azeite ou amêndoas. Agite e mantenha em um local quente e escuro por duas semanas antes de utilizar.

Banho de alecrim

O banho de alecrim além de restaurar a paz de espírito, também oferece uma excelente camada de proteção contra energia negativa. Após o banho, a sensação é de leveza e energia, já que além dos benefícios espirituais, a erva ainda estimula a circulação.

Nos cabelos, o alecrim estimula o crescimento natural e ainda é um excelente anti inflamatório.

Quais são os tipos de alecrim e como usar?

Basicamente no Brasil existem duas famílias de alecrim, a Rosmarinus e a Lavandula, mas as variedades chegam a 17. As diferenças entre elas estão na forma, na inserção da flor e na coloração.

As utilizações mais comuns da erva, é na culinária, em forma de chás e de óleos essenciais. A maneira de usar dependerá para o que ele será destinado, se for para tratar alguma doença o recomendado é usar em forma de chá. Para doenças de pele ou capilar ele pode ser utilizado na forma de óleo essencial.

Alecrim do campo ou alecrim dourado

O nome “alecrim dourado” foi dado por conta do desabrochar de pétalas amareladas no alecrim do campo (enquanto que o alecrim mais conhecido tem características pétalas roxas). Apesar dessa diferença, a planta também é benéfica à saúde e, inclusive, ajuda no combate da diabetes.

Como plantar?

A melhor época do ano para o plantio é na primavera ou no verão, o mais indicado é plantar através de mudas. Já que a semente demora mais tempo para nascer, cerca de 3 anos para o desenvolvimento completo.

Inicialmente a irrigação deve acontecer até 2 cm de profundidade, sempre que o solo secar. O local escolhido precisa receber a luz direta do sol, pelo menos algumas horas durante o dia.

O solo deve estar drenado e deve ser leve, de preferência em solo calcário e de pH neutro ou levemente alcalino. A colheita do alecrim pode ser realizada depois de 90 dias do plantio, a erva mantém sua produção por cerca de 10 anos.

No vaso

O alecrim no quarto pode ter um efeito tranquilizante, se você é muito agitado na hora de dormir, essa erva pode ser um excelente aliado. Basta plantar o alecrim em vaso e deixá-lo em um local bem iluminado, mas ele não gosta da luz direta do sol. Ele precisa ser regado de três a quatro vezes na semana até seu enraizamento. 

A partir de um galho ou muda

As estacas a serem plantadas devem ter ao menos 15 cm de comprimento, podem ser plantadas em vasos ou diretamente no solo. O transplante das mudas após o enraizamento, podem ocorrer após um ano em regiões mais frias ou em um a dois meses em regiões mais quentes. As plantas devem ter um espaçamento mínimo de 80 cm, já que elas podem crescer até cerca de 1 metro e meio de altura.

Em garrafa pet

Para reaproveitar uma garrafa pet que iria para o lixo, basta uma terra boa com húmus de minhoca ou esterco bovino, depois colocar a muda, a terra e pronto. Regue diariamente e adube uma vez por mês.

Agora que você já sabe quantos benefícios que essa erva pode te oferecer no seu dia a dia, que tal plantar hoje mesmo seu vaso de alecrim?

Leia Também


Qual é o benefício do Alecrim?

Tem altos valores de vitamina A, C e K, o que ajuda a melhorar a imunidade e a fixação de cálcio nos ossos. Possui ainda vitaminas B1 e B2 que atuam no metabolismo da glicose, reduzindo a diabetes, reduz os gases, tem ação anti-inflamatória.

O que é alecrim e para que serve?

O alecrim é uma erva aromática, também conhecido como rosmarinho em algumas regiões do Brasil. Uma planta de origem do Mediterrâneo. Pode ser usado para o emagrecimento, para tratar gripes e resfriados, além de ter ação expectorante.

Como é feito o chá de alecrim?

Misture uma colher de sopa de ramos de alecrim (folhas e hastes) em uma xícara de água fervente e deixe por dez minutos. Em seguida, filtre (se desejado) e o chá estará pronto para ser consumido.

Como plantar alecrim?

A melhor época do ano para o plantio é na primavera ou no verão, o mais indicado é plantar através de mudas. O local escolhido precisa receber a luz direta do sol, pelo menos algumas horas durante o dia.

Artigo
Título
Alecrim: Para Que Serve, Como Usar e 5 Benefícios
Resumo
Neste artigo, vamos te mostrar para que serve o alecrim, quais os benfícios para sua saúde e como usar no seu dia-a-dia. Confira!
Author
Publisher Name
Portal Ekko Green
Publisher Logo