fbpx
Continua após a publicidade..

Alecrim: Para Que Serve, Como Plantar e 5 Benefícios

O Alecrim é uma planta muito usada, seja para o tratamento de doenças, assim como na culinária, saiba para que serve, como usar e plantar o alecrim.
alecrim
Continua após a publicidade..

Muitas pessoas ainda não conhecem todos os benefícios e como se deve usar essa planta que pode mudar sua saúde. Além dos muitos benefícios, o alecrim ainda é uma planta de fácil cultivo, podendo ser plantada em vasos pequenos. 

Para que serve

Uma planta de origem do Mediterrâneo, o Alecrim é uma erva aromática, também conhecido como rosmarinho em algumas regiões do Brasil. Ele pode ser usado para o emagrecimento, para tratar gripes e resfriados, além de ter ação expectorante. Também pode prevenir derrame, tem poder antioxidante e protege o cérebro contra doenças degenerativas.

5 Benefícios do alecrim

O alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Também é conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.

Tem altos valores de vitamina A, C e K, o que ajuda a melhorar a imunidade e a fixação de cálcio nos ossos. Possui ainda vitaminas B1 e B2 que atuam no metabolismo da glicose, reduzindo a diabetes, reduz os gases, tem ação anti-inflamatória.

  1. Melhorar o sistema nervoso
  2. Melhorar a digestão
  3. Atuar como antioxidante
  4. Aliviar o estresse e ansiedade
  5. Aliviar dores de artrite

Principais nutrientes do alecrim

NutrientesFresco picado (1 xícara de chá ? 40g)Desidratado (2 col. sopa ? 6,6g)
Calorias52 kcal22 kcal
Carboidratos8,3 g4,2 g
Proteínas1,3 g0,3 g
Lipídios2,3 g1 g
Fibras5,6 g2,8 g
Vitamina A (retinol equivalente)58 mcg10 mcg
Vitamina A (SI)1170 UI206 UI
Vitamina C8,7 mg4 mg
Cálcio127 mg84 mg
Potássio267 mg63 mg
Sódio10 mg3 mg
Fonte: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Informática em Saúde.
Tabela de composição Química dos Alimentos (TABNUT).

Como utilizar como tempero e quais as receitas mais comuns

alcrim fresco e seco

Muito utilizado nas cozinhas francesa e italiana, o alecrim traz um sabor especial às carnes, mas também pode ser usado em receitas de doces e em suco de limão.

Para temperar, somente são usadas as folhas e não as hastes. Algumas receitas que levam alecrim são em pães, focaccia, biscoitos caseiros, scones de ervas, macarrão e nhoque.

Peixes e carne vermelha ganham um gosto especial quando temperados com alecrim. Uma dica de tempero é 1 col. de sp. de pimenta-preta moída, 1 col. de sp. de sal, 4 col. de alecrim picado fresco e 8 dentes de alho.

A combinação com queijos também fica excepcional, experimente alecrim com macarrão e queijo! Os legumes temperados com a erva ganham um aroma incrível. Use também na batata-doce, pimentão, abobrinha, berinjela e aspargos. E como tínhamos sugerido o uso em doce, a dica é fazer uma raspadinha de suco de frutas e açúcar, adicione umas folhinhas cortadas de alecrim! Se a raspadinha for de limão o sabor vai ficar ainda mais surpreendente.

Como usar 

Existem diversas maneiras de usaressa erva aromática. Além de um tempero saboroso, o chá tem muitos benfícios para saúde e o óleo ajuda com a pele e cabelos.

Chá

chá de alecrim

O chá de alecrim é bem simples de ser feito, basta apenas alguns raminhos e água. Ferva a água e coloque os raminhos de alecrim deixe em fusão de 3 a 5 minutos. O chá pode ser tomado quente ou frio, na geladeira ele dura até dois dias.

Esse chá pode ser ingerido para melhorar a digestão, prevenir o câncer, tratar alguns problemas de pele, reduzir a ansiedade e alguns tipos de inflamações. Melhora também a função hepática e a saúde dos cabelos, diminuindo a queda.

Óleo essencial

óleo de alecrim

Já o óleo de alecrim estimula principalmente a memória, melhora a aparência da pele e estimula o crescimento do cabelo. Para fazer o óleo essencial, coloque dois ramos secos em um vidro e acrescente um óleo como coco, azeite ou amêndoas. Agite e mantenha em um local quente e escuro por duas semanas antes de utilizar.

Banho de alecrim

Horta blog

O banho de alecrim além de restaurar a paz de espírito, também oferece uma excelente camada de proteção contra energia negativa. Após o banho, a sensação é de leveza e energia, já que além dos benefícios espirituais, a erva ainda estimula a circulação.

Nos cabelos, o alecrim estimula o crescimento natural e ainda é um excelente anti inflamatório.

Quais são os tipos de alecrim e como usar?

Basicamente no Brasil existem duas famílias de alecrim, a Rosmarinus e a Lavandula, mas as variedades chegam a 17. As diferenças entre elas estão na forma, na inserção da flor e na coloração.

As utilizações mais comuns da erva, é na culinária, em forma de chás e de óleos essenciais. A maneira de usar dependerá para o que ele será destinado, se for para tratar alguma doença o recomendado é usar em forma de chá. Para doenças de pele ou capilar ele pode ser utilizado na forma de óleo essencial.

Alecrim do campo ou alecrim dourado

Horta blog

O nome “alecrim dourado” foi dado por conta do desabrochar de pétalas amareladas no alecrim do campo (enquanto que o alecrim mais conhecido tem características pétalas roxas). Apesar dessa diferença, a planta também é benéfica à saúde e, inclusive, ajuda no combate da diabetes.

Como cultivar alecrim

O Alecrim propaga melhor por estacas de 10 a 15 centímetros em substrato. Mantenha o solo bem úmido até o enraizamento, que pode levar até dois meses em regiões onde o inverno é ameno e cerca de um ano, onde é frio. A muda deve permanecer em viveiro até o transplante em local definitivo.

Como plantar?

O alecrim se adapta a qualquer tipo de solo, mas prefere os secos, arenosos e bem drenados. A planta não suporta temperaturas muito baixas, o ideal é protegê-la de geadas ou do frio extremo. O local escolhido para plantar deve receber luz direta do sol por pelo menos 4 horas diárias.

A melhor época do ano para o plantio é na primavera ou no verão, o mais indicado é plantar através de mudas. Já que a semente demora mais tempo para nascer, cerca de 3 anos para o desenvolvimento completo.

Inicialmente a irrigação deve acontecer até 2 cm de profundidade, sempre que o solo secar. O local escolhido precisa receber a luz direta do sol, pelo menos algumas horas durante o dia.

O solo deve estar drenado e deve ser leve, de preferência em solo calcário e de pH neutro ou levemente alcalino. A colheita do alecrim pode ser realizada depois de 90 dias do plantio, a erva mantém sua produção por cerca de 10 anos.

No vaso

alecrim em vaso

O alecrim no quarto pode ter um efeito tranquilizante, se você é muito agitado na hora de dormir, essa erva pode ser um excelente aliado. Basta plantar o alecrim em vaso e deixá-lo em um local bem iluminado, mas ele não gosta da luz direta do sol. Ele precisa ser regado de três a quatro vezes na semana até seu enraizamento. 

Continua após a publicidade..

A partir de um galho ou muda

As estacas a serem plantadas devem ter ao menos 15 cm de comprimento, podem ser plantadas em vasos ou diretamente no solo. O transplante das mudas após o enraizamento, podem ocorrer após um ano em regiões mais frias ou em um a dois meses em regiões mais quentes. As plantas devem ter um espaçamento mínimo de 80 cm, já que elas podem crescer até cerca de 1 metro e meio de altura.

Em garrafa pet

Para reaproveitar uma garrafa pet que iria para o lixo, basta uma terra boa com húmus de minhoca ou esterco bovino, depois colocar a muda, a terra e pronto. Regue diariamente e adube uma vez por mês.

Agora que você já sabe quantos benefícios que essa erva pode te oferecer no seu dia a dia, que tal plantar hoje mesmo seu vaso de alecrim?

Leia Também


Qual é o benefício do Alecrim?

Tem altos valores de vitamina A, C e K, o que ajuda a melhorar a imunidade e a fixação de cálcio nos ossos. Possui ainda vitaminas B1 e B2 que atuam no metabolismo da glicose, reduzindo a diabetes, reduz os gases, tem ação anti-inflamatória.

O que é alecrim e para que serve?

O alecrim é uma erva aromática, também conhecido como rosmarinho em algumas regiões do Brasil. Uma planta de origem do Mediterrâneo. Pode ser usado para o emagrecimento, para tratar gripes e resfriados, além de ter ação expectorante.

Como é feito o chá de alecrim?

Misture uma colher de sopa de ramos de alecrim (folhas e hastes) em uma xícara de água fervente e deixe por dez minutos. Em seguida, filtre (se desejado) e o chá estará pronto para ser consumido.

Como plantar alecrim?

A melhor época do ano para o plantio é na primavera ou no verão, o mais indicado é plantar através de mudas. O local escolhido precisa receber a luz direta do sol, pelo menos algumas horas durante o dia.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.