Coentro: Para Que Serve e Como Plantar (Com Fotos)

O coentro é uma planta pertencente à família Apiaceae, de nome científico Coriandrum sativum.
coentro

Folhas e sementes de coentro têm sabores, aromas e benefícios distintos. O coentro é uma planta pertencente à família Apiaceae, de nome científico Coriandrum sativum. É um tempero que causa um pouco de controvérsia, já que tem um sabor marcante, e se mal utilizado pode esconder os sabores dos outros ingredientes.

Mas muito além da sua utilização na cozinha, o coentro é uma excelente planta medicinal, para esse fim pode ser utilizado tanto as folhas como as sementes, sendo excelente para controlar a diabetes e problemas gastrointestinais.

O plantio é bem simples, mas ele se adapta melhor a regiões mais quentes e mais ensolaradas, confira como utilizar e plantar esse tempero medicinal.

Para Que Serve O Coentro?

O coentro e a salsinha fazem parte da mesma família, a família da Apiaceae, por isso, as plantas são bem parecidas sendo muito comum confundi-las. O coentro pode ser usado como tempero e como condimento. Por ter um cheiro forte, o coentro reparte opiniões, é querido por alguns e detestado por outros.

As regiões Norte e Nordeste do Brasil usam muito o coentro em seus pratos como peixes, ensopado, massas e saladas.  Com boas condições de desenvolvimento o coentro produz o ano inteiro, o seu cultivo é simples o coentro pode ser plantado em vasos, hortas ou em hortas verticais.

Propriedades Nutricionais

Sementes de coentro (% IDR)Folhas de coentro (% IDR)
Fibra dietética1,116,8
Vitamina A13,50
Vitamina C4,53,5
Vitamina K38,80
Manganês2,19,5
Ferro19,1
Magnésio0,68,2
Cálcio0,77,1
Cobre1,14,9
Fósforo0,54,1
Selênio0,13,7
Potássio1,53,6
Zinco0,33,1

Vale notar que as folhas frescas são compostas por 92,2% de água. Enquanto isso, as sementes de coentro têm apenas 8,9% de água. Essa é uma das principais razões pelas quais o coentro tem baixos níveis de minerais em peso, já que a água não contém minerais ou calorias (confira aqui estudos a respeito: 123).

Os Benefícios De Consumir O Coentro

Com muitos benefícios, o coentro antigamente era muito utilizado como uma planta medicinal, já que possui muitos benefícios para a saúde. Apesar do seu gosto forte, que pode esconder os outros sabores dos pratos, também pode ser usado em saladas, chá, suco verde e outras receitas.

Excelente para controlar as taxas de glicose no sangue, também tem ação antioxidante, reduz a pressão arterial, tem cálcio, magnésio, cálcio, manganês, ferro e quase não tem sódio. A combinação de magnésio e sódio melhora os batimentos cardíacos. 

Muito utilizado pelos asiáticos para tratar distúrbios digestivos com náuseas, gases, má digestão e dores estomacais. Ele também estimula os movimentos gastrointestinais, serve com laxante natural, também combate diarreia e vômito.

Elimina de maneira natural metais pesados do nosso organismo como mercúrio, chumbo e alumínio. Tem altos valores de vitamina C e A, tem ácido fólico e betacaroteno. Aumenta o sistema imunológico, melhora a produção do colágeno, evita a flacidez e mantém uma boa saúde da sua pele.

Tem ação antifúngica e antibacteriano, também é um tranquilizante natural, trata a ansiedade. Melhora o sono, é um anti-inflamatório natural, aliviando dores causadas pela artrite e também reduz pequenos inchaços e protege o sistema nervoso contra doenças degenerativas.

Chá de Coentro

Se você não tem o costume de ingerir o coentro na sua alimentação, uma outra opção para ter todos os benefícios da planta é fazer um chá de coentro. 

Para fazer o chá, pode-se utilizar as folhas ou as sementes, cada um pode gerar um benefício. O chá com as folhas é bom para redução de ansiedade, insônia, controle da diabetes, melhora a fadiga e auxilia nos problemas gastrointestinais. Já o chá com as sementes, é um excelente diurético e auxilia na melhora da enxaqueca.

Para fazer o chá da semente, você vai precisar de 2 col de sopa de semente e um litro de água. Ferva a água e quando ferver coloque as sementes, deixe ferver por 2 minutos, deixe descansar por 10 minutos antes de tomar.

Já o chá da folha você vai precisar de 2 col de folhas secas de preferência e 200 ml de água. Ferva a água, desligue o fogo, acrescente as folhas e abafe por 10 minutos, coe e tome.

Quais São os Malefícios?

Também existem contraindicações do coentro e malefícios.

Gestantes devem evitar o chá e óleo essencial. Assim como idosos, bebês e pessoas que fazem uso de anticoagulantes, além de pessoas com problemas respiratórios, como asma e bronquite.

Como Consumir?

Com o que combina: refrescante, doce e picante, o coentro é empregado para dar o toque final em pratos com pescados, aves, arroz e também em massas, molhos e saladas. Seus talos aromatizam ensopados com legumes e feijões.

Como Conservar?

Existem duas formas de conservar o coentro na geladeira. Para secar, use algumas folhas de papel toalha ou coloque-o em uma centrífuga para garantir que as folhas fiquem completamente secas. Depois é só colocar o tempero em um saco de zíper – para que ele não entre em contato com o ar – e levar à geladeira.

Salsa e Coentro: Qual a Diferença?

salsa tem aroma mais cítrico com notas de anis e limão. O coentro tem um aroma penetrante e herbáceo. O coentro é normalmente de cor um pouquinho mais clara e a folha mais arredondada, com cortes mais juntos e pequenos.

Como Plantar?

O solo para o cultivo, deve ser de preferência com uma boa drenagem, as condições do solo poder rica ou moderada em matéria orgânica. O coentro pode ser cultivado em vários tipos de solo, por ser uma planta bruta. Quando cultivado em solos com baixa fertilidade suas folhas tem sabor e aromas melhores.

Pode ser plantado em vários tipos de climas, em baixa temperatura não se desenvolva bem. O cultivo está concentrado em regiões onde o clima é quente. 

O coentro pode ser plantado em lugares onde é bem ensolarado ou onde recebe parcialmente o sol. Mas quando as plantas se desenvolvem em contado direto com o sol, em geral apresenta o sabor e o aroma marcantes, não ocorre com os recebem sol parcial.

Como plantar coentro com raiz

  1. Encha um vaso com terra;
  2. Faça um buraco para colocar a muda do coentro (a base com raiz, sem folhas);
  3. Cubra a planta com terra;
  4. Regue para deixar a terra úmida. Em alguns dias, se você tiver sorte, aparecem os primeiros brotos.

Sementes ou mudas?

As sementes de boa qualidade influenciam no melhor desenvolvimento das plantas. Retire as mudas de plantas saudáveis ou compre as sementes de fornecedores confiáveis. Quando for plantar atente para as especificações da sua região, período, espaçamento e profundidade apropriado.

Se optar pelo plantio de mudas, preste bem atenção nas condições das mudas se estão saudáveis, sem sinal de doenças ou pragas.

Plantio do coentro

A semente, na maioria, tem baixa taxa de germinação, demorando para nascer, o que deixa o crescimento desproporcional de uma planta da outra. Devido a esta baixa taxa de germinação, recomenda deixá-las de molho em água de 24 a 72 horas, para ajudar no processo de germinação. A temperatura em torno 27°C melhora a taxa de germinação.

O recomendável é que o plantio seja feito no local definitivo, as sementes não podem ultrapassar 1 centímetro de profundidade. O coentro tem baixa resistência ao transplante. Quando for optar por fazer o plantio em copos, bandejas ou sacos plástico de mudas, tenha muito cuidado ao transplantar deixe o torrão intacto sem danificar a raiz. 

Se optar por plantar em vasos, escolha vasos grandes, para que não haja atrofiamento da planta, a raiz primária tem em torno de 30 centímetros. A limpeza de ervas daninhas em meio ao plantio deve ser regular, já que se alimentam dos nutrientes do solo. 

Cuidados Com A Irrigação Do Solo

Quando for regar as plantas jovem ideal é que o solo fique apenas umedecido e nunca encharcado. Quando a planta estiver desenvolvida, a irrigação deve ter intervalos maiores para que o solo não se encharque.

Tempo Para A Colheita

A colheita do coentro é iniciada em torno de 30 a 70 dias após o nascimento. Pode ser colhida inteira ou apenas a folhas mais desenvolvida com o talo, mas não ultrapasse um terço para não enfraquecer a planta.

Quais são os benefícios do coentro?

coentro é uma erva aromática e muito utilizada como tempero. Ele proporciona uma série de benefícios à saúde, como redução do risco de doenças cardiovasculares, degenerativas e câncer devido à ação antioxidante. O coentro também contribui para o controle da pressão arterial e é bom para a visão.

Malefícios e contraindicações do coentro?

Chá e óleo essencial também devem ser evitados por gestantes, idosos, bebês, pessoas que fazem uso de anticoagulantes e pessoas com problemas respiratórios, como asma e bronquite.