A fabricante PNY recentemente revelou a Ponie, sua mais recente inovação no campo da mobilidade elétrica. Esta moto elétrica combina eficiência e agilidade de maneira única, projetada com objetivos específicos em mente: atender às necessidades de entrega em ambientes urbanos congestionados.
Equipada para enfrentar os desafios da logística urbana, a Ponie promete revolucionar a maneira como as entregas são feitas. Com uma capacidade de carga impressionante de 120 kg e 400 litros de espaço de armazenamento, o veículo ultrapassa um carro urbano compacto comum, que geralmente oferece apenas 300 litros ou menos de espaço de armazenamento.
A posição estratégica do bagageiro, localizado no centro do veículo, pode abrigar duas mochilas de serviço de entrega. Considerando um espaço adicional mais comum atrás, é possível transportar outra mala.
Além de sua capacidade de carga, a Ponie foi projetada para ser rápida. Ela pode alcançar velocidades de até 100 km/h, com um alcance de até 150 km. Um motor de 4.000 Watts equipado na parte traseira a impulsiona, alimentado por uma bateria CATL de 6,7 kWh.
A PNY considerou até detalhes menores, com funcionalidades práticas que facilitam o dia a dia dos usuários. A moto é equipada com um display colorido de 7 polegadas compatível com CarPlay, que elimina a necessidade de uso do celular para navegação. Além disso, possui freios ABS e um porta-luvas com entrada USB para recarregar dispositivos portáteis.
A Ponie ganha um destaque adicional graças ao seu compromisso com a sustentabilidade. Em áreas metropolitanas onde o trânsito é denso e veículos maiores contribuem para longos períodos de congestionamento e poluição, uma solução de transporte ecológico representa um passo importante para um futuro mais sustentável.
O CEO da PNY, Netzah Sadeh, explica que a Ponie é “ideal para situações em que uma bicicleta elétrica ou scooter não é suficiente, mas uma van de entrega seria demais”. Além disso, a empresa está trabalhando em colaboração com serviços postais e supermercados para entregas de mantimentos.
A expectativa é que a Ponie comece a produção nos próximos anos, com projeção de estar nas ruas até 2024. Até o momento, a empresa não revelou detalhes sobre o preço de venda da moto.